""Eu segurei muitas coisas em minhas mãos e eu as perdi; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo." Martin Luther King

Jardim Zen

A palavra Zen, que significa meditar, tornou-se a definição para uma das principais e mais influentes escolas religiosas do budismo japonês. A prática da meditação Zen, chamada de Zazen, foi ensinada há mais de 2600 anos pelo próprio Buda aos seus seguidores. Assim, essa técnica de meditação foi passada de geração em geração, da Índia para China, e da China para o Japão e de lá para o resto do mundo. O Zen, que em sua essência valoriza o despojamento, a simplicidade e a harmonia com a natureza, influenciou profundamente a cultura japonesa desde o século XII até os dias atuais. Todas as práticas do Zen, incluindo os Jardins Zen, visam proporcionar ao ser humano a sua elevação espiritual, aguçando os seus sentidos e a sua percepção do Aqui e Agora. Podemos falar de Jardim Zen, quando ele reúne certas características próprias do Zen.O design deve ser limpo e despojado, com valorização também do espaço vazio. Os elementos do jardim são dispostos de maneira harmoniosa, como se a própria natureza os tivesse colocado ali, há séculos. Por outro lado, nada está presente por acaso, tudo tem o seu lugar e cada um trás na sua presença um profundo significado, convidando os cinco sentidos à participação atenta e à contemplação. Na sua composição predominam elementos "antigos" como rochas naturais, musgos e seixos. Ocasionalmente, podem ter na sua composição plantas e o uso da água, com o movimento do mar simbolizado pela areia que se pode trabalhar em desenhos que sugerem a ondulação das águas. As plantas são pouco importantes (e às vezes, inexistentes) em muitos jardins Zen. Se a ideia é ter um jardim Zen em miniatura, pode construir o seu próprio molde em madeira ou escolher entre uma variedade de recipientes adequados. A areia deve ser branca e fina. Deve possuir 3 pedras, podendo tambem possuir uns pauzinhos de incenso, uma figura, tudo depende do seu gosto. Há muito tempo que eu queria possuir um, optei por um conjunto no qual inclui velas, e adaptei o conceito de jardim zen japonês ao uso doméstico. Terminei-o este fim-de-semana e gosto do resultado. Com o ancinho, posso ir dando ao meu gosto, o tal movimento na areia que simboliza a ondulação maritima. Está lindo o meu Jardim Zen! (¸.•*´¨) ¸.•*¨)(¸.•`* (¸.•*´¨) ¸.•*¨)(¸.•`*

29 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu jardim Zen.
Gostei muito também do seu blog.
Transmite muita paz e tranquilidade.
Voltarei sempre com certreza.
Bjs!

Argos disse...

Olá Maysha

Sabes que desde criança me fascinaram os jardins Zen?
É claro que não sabia o significado deles, mas os desenhos na areia e as pedras atrairam-me sempre. Ainda hoje quando olho para eles me transmitem calma!
Achei a ideia de um mini jardim Zen espectacular, obrigado por partilhar!

Abraço grande

Mara disse...

Ola minha amiga.
Gosto de te sentir assim Zen. E que lindo ficou o teu jardim, já o vi e sei que ficou mesmo lindo.
Um beijo com saudades, um dia feliz para ti e familia.

Anónimo disse...

Gostei da explicação, é sempre bom aprender. Um jardin Zen é um espaço ideal para a prática da meditação.
Um abraço.
Gui

µrsiŋђα Ѽ  disse...

Seu texto é bem claro... Parabens

Bjs de mel
ursinha

Graça Pereira disse...

Lindo o teu jardim Zen...fiquei com uma ideia e vou tambem fazer um...
A explicação está óptima porque eu não fazia a menor ideia...de todo o seu significado...
Obrigado, minha querida!
Beijo
Graça

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Que bom te receber! Fiquei muito feliz com a tua visita que pra mim é preciosa, viu?
Paz e alegria no teu coração!!!
Bjkas, muitas!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas, um só coração!

Insana disse...

To precisando entrar em zen

Bjs
Insana

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Passei para deixar o meu carinho e um beijinho.

Sonhadora

**Viver a Alma** disse...

Querida

Não me tinhas dito que tinhas um jardinzinho Zen!
Também não tens de me dizer tudo...mas como estas coisas fazem parte do teor de algumas conversas que temos...
Está muito bem retractado o que aqui referes.
Estar Zen é manter a mente no Alto ou seja aliada ao espírito...não é estar permanentemente a meditar - ninguém fazia nada mais...e morria-se!
é ter consciencia o mais tempo possível que somos SER, que sonos alma! Foi isso que a escola dos Indys me ensinaram - é quase igual aos dos budistas.
Não te vou dizer que "também quero um e também vou fazer"!
Cada pessoa vive a sua espiritualidade como quer e "medita" como sentir que vá ao encontro de SI!
Há gente que faz tudo o que vê, sem primeiro perceber ou estudar o que as leva até isso. É mais uma questão de passar o tempo como escrever comentários...só para passar o tempo.No meu caso, seria como aprender a dançar em pontas sem ter a técnica adequada!
Ou....como sair na Universidade sem ter nota final e adquirí-la depois por correspondência! -. srsrsrsr

Deixo-te um beijo terno e a minha gratidão!
Sempre
(E)ternamente...
MAriz

franciete disse...

Meu amor de amiga, estou aqui para pedir ao Pai Celestial que te acompanhe todos os dias da tua vida.
Te desejo um lindo 10 de Junho, beijos com o brilho do sol.

Norma Villares disse...

Olá Isabel
Estou seguinfo seiu blog. Posso?
Abraços

Hana disse...

Adorei participar do seu mundo, ele é maravilhoso por isso aki te leio aki fico aki te sigo aki volto, e como gratidão pelo seu espaço ao qual me transportei, deixo uma música, espero que goste do carinho.
Que Mundo Maravilhoso
Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para nós dois
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Eu vejo os céus azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da boa noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris, tão bonitas nos céus
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"
Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhosoLouis Armstrong
com carinho
Hana

Anónimo disse...

Ter e cuidar de um jardim zen é realmente uma terapia! Agora ando com vontade de criar tudo!!! Quem me dera rs.. Quem sabe meu jardim zen não esteja a caminho hehehe...
Beijos na alma, querida!

*Lisa_B* disse...

Amiga linda,
saudadessssssss.
Lindo o teu jardim Zen. Fico grata pela informação sobre o mesmo.
Por enquanto vou ajardinando a minha Quinta até poder estar preparada para um dia construir um jardim desses.
Por onde andas amiga?
Beijinhos com carinho e o Bruno vai usar umas "certas baquetas" no dia 27 Junho na audição/festa onde vai tocar um tema bem complicado mas está confiante que se safará bem:-)
Depois tentarei filmar e colocar aqui o vídeo para que vejas.
Beijinhosssssssss

Luis disse...

Minha Querida Amiga Maysha,
Hoje aprendi algo que me trouxe Paz, a paz que precisava pois nos últimos dias tive momentos de grande tristeza.
Espero que o seu jardim Zen lhe traga também Paz.
Um beijinho amigo.

Bergilde disse...

Visitando e já acompanhando esse espaço,além de belo,instrutivo.
Abraços da Itália,Bergilde

vieira calado disse...

Vou-meditar!

Saudações poéticas

Bloguinho da Zizi disse...

Querida Maysha
O jardim traz para a alma um momento de simplicidade.
Ser simples é o que basta para viver.

Beijinhos

Hana disse...

Vim passar uns instante aki, te ler, sentir este seu coração que é belo, isso vc já sabe, mas amiga não custa repetir, adoro akiiiiiiiii! por isso volto sempre.
com carinho
Hana

Unknown disse...

Boa tarde Isa,
muito obrigada pela atenção, já estava a ficar preocupada com a Mariz, o meu pc também anda a fazer uns ruídos estranhos, vou ter que o mandar para a garantia, termina em Setembro e convém manda-lo antes porque isto não é normal.

Beijinhos,
Ana Martins

Tétis disse...

Olá Maysha

Gostei de conhecer o teu Jardim Zen. Assim como te deu prazer em construí-lo e nele depositaste todo o teu carinho, da mesma forma desejo que o desfrutes.

Aproveito para agradecer teres servido de pombo-correio e entregue no Farol o recado de Mariz. Afinal, como diz o ditado: "os amigos dos nossos amigos, nossos amigos são". Não estás de acordo?

Beijinhos

Penélope disse...

Tudo tão belo por aqui!
Tão tranquilo e profundo.
Vim conhecer e agradecer a visite e digo que voltarei para novos encontros...
Um grande beijinho

. intemporal . disse...

.

. boa tarde,,, maysha .

.

. grat.íssimo pelo "recado" no intemporal .

.

. os meus cumprimentos à Mariz .

.

. um abraço para Si .

.

. parabéns pelo espaço que aqui tem .

.

. paulo .

.

Andradarte disse...

De Zen....não percebo nada..
Passei para dar um beijinho
Que esteja bem.
Beijo

Jorge disse...

Maysha

Adorei!!!
E o teu cantinho aqui é uma delícia. Que paz, e ao som dessas lindas músicas!!

Anjo, um beijo e um ótimo domingo!
2x1 Brasil

Mª Dolores Marques disse...

Ola minha querida

Gostei muito do passar por aqui. Há algum tempo que esperava e semprre pensei como seria o teu blogue e para que serviria..

beijinho paa ti

Dolores arques

zélia disse...

Bom dia

Gostei muito do seu blogue.Estou a tentar recolher informações para construir um jardim Zen (o melhor possivel).

Parabéns

Tudo de bom

Isabel Dias disse...

Olá... eu estou a procura de um jardim desses! onde posso encontrar?